Comunidade Super8

Você não está identificado.

#1 2005-06-22 15:34:00

manuel ferreira
Utilizador
Registado: 2005-06-20
Coment.: 1

SoundProjector Super 8mm Model Copal 420

Tenho em meu poder um projector super 8mm, sonoro,cujo modelo é um Copal420. Esteve parado cerca de 3 anos e sempre funcionou bem. Passado esse tempo, resolvi voltar a funcionar com ele para mostrar aos meus netos a maravilha do cinema. Foi com grande surpresa que notei haver uma falha no sincronismo da imagem. O filme treme e não se consegue estabilizá-la, mesmo acionando o tracking.
A minha questão neste momento é saber se haverá alguém ainda que repare este tipo de equipamento.
Esteve recentemente numa casa de equipamentos electrónicos para reparação, mas a resposta foi, ao final de um mês, não há material no mercado e como ponto final um conselho...DESISTA. É portanto, com uma certa mágua, ter de seguir este conselho, a não ser, talvez, um certo milagre por aí.
Agradeço, desde já, a quem me consiga dar alguma resposta a este assunto.
Atenciosamente, Manuel Ferreira.

#2 2005-06-23 02:33:32

comsuper8
Site Admin
De: Portugal
Registado: 2004-08-04
Coment.: 48
Website

Re: SoundProjector Super 8mm Model Copal 420

Caro Manuel,
Finalmente sucesso! (Refiro-me à mensagem que teimava em não aparecer!  big_smile )
Bom, esse projector é realmente uma pena ficar avariado, uma vez que projectores super8 com som são raríssimos! No entanto quase que aposto que existe alguma loja de reparação ou algum artista que consiga reparar isso. De momento não conheço ninguém, mas existe uma loja no Porto que é a Retroparadise que além de material em segunda mão vende projectores super8. Provavelmente, ou reparam ou conhecem quem repare os projectores uma vez que os compram em segunda mão e tornam a vender como novos.
Vale a pena tentar.
Para primeiro contacto fica aqui o email:
retroparadise@hotmail.pt
e o telefone: 222 085 852.
Acho que fecham à segunda-feira.
Já agora, fica na Rua Almada, 561

Boa sorte!
A Comunidade Super8

#3 2005-06-24 11:40:22

Gon_14
Utilizador
Registado: 2005-05-26
Coment.: 8

Re: SoundProjector Super 8mm Model Copal 420

Caro Manuel Ferreira,
Lido com vários filmes antigos frequentemente e já me tem acontecido fenómenos semelhantes àquele que descreve, mas o problema está nos filmes e não no projector. O que acontece é que as perfurações da película se rompem e isso origina uma projecção má e inconstante. O que descreve acontece-lhe com todos os filmes que projecta? Se os seus filmes têm as perfurações intactas verifique se os mecanismos de transporte de filme do seu projector estão de alguma forma obstruídos (alguma sujidade ou pequenos fragmentos de filme podem ser imperceptíveis à primeira vista). Se nada disto se verificar o seu projector está mesmo a precisar de uma reparação que não será fácil de fazer por falta de técnicos que percebam deste tipo de aparelho. De qualquer das formas, não perca a esperança nem deite o projector fora! Quando menos se espera é que aparecem as soluções. Vou tentar saber de técnicos que possam reparar o seu projector. Espero que a minha resposta tenha, de alguma forma, sido útil.
Cumprimentos

Rodapé do forum